O Liberdade

Previsão do Tempo

Campo Grande
+29°C
Grupo Liberdade
Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
 
06/12/2017 10h53 - Atualizado em 06/12/2017 10h53

Fim do papel: CNH passará a ser emitida em cartão com microchip

Andre Farinha
 
 
CNH vai mudar novamente e virar um cartão com chip até 2019 (Foto: Divulgação/Denatran)
CNH vai mudar novamente e virar um cartão com chip até 2019 (Foto: Divulgação/Denatran)

Após ganhar uma versão digital, com acesso através de dispositivos móveis, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai obter um novo formato físico, abandonando definitivamente a versão confeccionada em papel. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o documento agora será feito em plástico, semelhante a um cartão de crédito, e terá microchip contendo todos os dados do motorista.

A expectativa do órgão de trânsito é que até 2019 a mudança da CNH seja concluída em todo o país. Através deste, será possível reduzir as fraudes e aumentar a durabilidade do documento, além de possibilitar integração com outros países. No futuro, o ‘cartão CNH’ permitirá pagamento de pedágio, controle de acesso a prédios públicos e identificação biométrica (com cadastro das digitais no chip).

O Contran já adiantou que quem tiver o documento válido em papel não será obrigado a fazer a troca, que ocorrerá na hora da renovação. Quanto aos valores, ainda não há informações sobre possíveis diferenças no preço para tirar ou renovar a carteira de motorista.

Nos últimos anos, o documento ganhou um novo visual, além de um QR Code para informações do motorista e, mais recentemente, surgiu a versão digital, que estará disponível para todo o país até fevereiro do próximo ano.



Envie seu Comentário

Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Copyright 2014 © O Liberdade - Todos os direitos reservados. By Bimboo Software

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Reportar Erro