O Liberdade

Previsão do Tempo

Campo Grande
+29°C
Grupo Liberdade
Terça-feira, 16 de outubro de 2018
 
15/05/2018 12h00 - Atualizado em 15/05/2018 12h00

Saiba como se preparar para o inverno

Andre Farinha
 
 
Ambiente pode ficar mais quente e aconchegante com algumas medidas Ambiente pode ficar mais quente e aconchegante com algumas medidas

Nos últimos dias, circularam informações de que o Brasil teria o inverno mais frio dos últimos 100 anos – informação já desmentida pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Apesar disso, essa estação do ano faz com que as pessoas tomem algumas medidas para ficar em um ambiente mais quente e aconchegante. Para ajudar, vamos dar algumas dicas para que você se prepare para o inverno.

Uma das partes mais difíceis nessa época do ano é tomar banho sem sentir frio. Quando a caixa d'água da sua casa é baixa, recomenda-se a utilização de um pressurizador de água para aumentar o fluxo e a pressão da água. Dessa forma, você não precisa quase desligar o chuveiro para aumentar a temperatura e torna o banho mais quente e aconchegante.

Inclua tapetes mais amplos e espessos e cortinas mais pesadas que barrem o vento nos cômodos para deixar o ambiente mais aquecido. Verificar a vedação das portas e janelas também é importante para que não entre corrente de ar gelado na sua casa. Paredes revestidas de tecidos também ajudam a manter o calor na parte interna da residência. As paredes de dry wall são as melhores no quesito térmico e acústico. A madeira também é um bom material, caso a vedação seja feita de forma correta. Se você não tiver nenhuma dessas opções, as paredes de tijolo de barro são melhores do que as de bloco de concreto. Se ainda não for o seu caso, invista em revestimentos isolantes.

Um cuidado que você deve ter é fazer modificações que possam ser alteradas com facilidade durante o verão. Caso contrário, nessa estação do ano, sua casa ficará muito quente. Uma boa sugestão para esse caso é um ar-condicionado com função de ar frio e quente, que poderá ser utilizado em ambos os períodos do ano. Lareiras de biodiesel também podem ser colocadas em qualquer ambiente.

O telhado que proporciona maior aconchego no inverno é aquele que também deixa a casa mais fresca no verão. A principal característica, nesse caso, é que o material seja isolante. As telhas de barro são mais eficientes do que outros materiais, como cimento e fibrocimento. Os telhados verdes também são uma boa solução, pois deixam o ambiente fresco tanto no inverno quanto no verão. Os pisos de madeira são os mais recomendados, porque mantêm o ambiente mais quente no frio e não esquenta no calor.

Apesar dessas dicas, é importante dizer que o projeto arquitetônico do local também influencia muito o conforto térmico do ambiente. A insolação correta, por exemplo, faz com que o ambiente receba mais sol durante o inverno e menos no verão.



Envie seu Comentário

Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Copyright 2014 © O Liberdade - Todos os direitos reservados. By Bimboo Software

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Reportar Erro