O Liberdade

Previsão do Tempo

Campo Grande
+29°C
Grupo Liberdade
Segunda-feira, 24 de novembro de 2014
 
23/03/2013 14h38 - Atualizado em 23/03/2013 14h38

Jeovani é eleito presidente a União das Câmaras de MS

Dirceu Martins (colaborador)
 
 
Deputado Antonio Carlos Biffi, apoiou o candidato vencedor. (Fotos: Claudir Leite/Assessoria) Deputado Antonio Carlos Biffi, apoiou o candidato vencedor. (Fotos: Claudir Leite/Assessoria)

O vereador Jeovani Vieira dos Santos (PSD/Jatei) foi eleito para o biênio 2013/2014,presidente da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul, derrotando o vereador Maurício Lemes (PSB-Dourados). A disputa movimentou o seminário de vereadores realizado na Assembleia Legislativa, nos dias 21 e 22, e a eleição realizada no encerramento do evento. A disputa eleitoral uniu grupos de diversas matizes políticas na conquista de votos para seu candidato, antecipando o clima eleitoral de 2014 e revelando algumas curiosidades.

Apoiado pelo deputado federal Vander Loubet (PT), Mauricio Lemes, que também contava com o apoio do prefeito de Dourados, Murilo Zauthi, e do deputado estadual Lauro Davi (SB), foi praticamente abandonado pelo deputado Vander, em meio à disputa. Desta forma conseguiu atrair o apoio do grupo do ex-governador e vereador eleito de Campo Grande, Zeca do PT, que atualmente não comunga da mesma cartilha do sobrinho-deputado. Outra curiosidade foi a reaproximação do PSD a corrente do PT ligada ao senador Delcidio Amaral e ao deputado federal Antonio Carlos Biffi. O grupo articulou a composição do candidato Marcelino de Oliveira (PSB-Ponta Porã- ex-PT) como vice na chapa de Jeovani.

O acordo se deu pelo entendimento de as propostas serem semelhantes. A chapa liderada pelo vereador do PSD também contou com apoio outras duas expressivas lideranças estaduais, o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) e o ex-deputado Dagoberto Nogueira (PDT).

Escaldado pela derrota na Assomasul, o governador André Puccinelli, optou por não se envolver na disputa. Em função disso o grupo se dividiu. Os vereadores Mário César (PMDB) e Eliseu Dionisio (PSL), aliado do deputado federal Edson Giroto (PMDB) pediiam votos para Mauricio Lemes (PSB), enquanto o deputado estadual Eduardo Rocha e Junior Mochi (ambos do PMDB), trabalhavam para o candidato do PSD.

O deputado Cabo Almi (PT) trabalhou para que o PT não fechasse acordo com o candidato do PSB, liberando as correntes e grupos do partido para que optassem separadamente entre os dois candidatos. O grupo do senador Delcidio, Vander e Biffi apoiando o candidato do PSD e os liderados pelo ex-governador Zeca do PT, ficando com o PSB, de Murilo Zauith e do deputado Lauro Davi.

Proposta vencedora

O novo presidente da União das Câmaras de Mato Grosso do Sul, Jeovane propõe realizar seminários a cada dois meses e dividir o Estado em nove polos. Ele e seu vice Marcelino, pretendem construir um hotel de trânsito, além de criar representações regionalizadas para os vereadores. A principal reclamação dos vereadores quanto à União da Câmara é sobre as dívidas.

A vereadora de Campo Grande, Rose Modesto (PSDB), que representou o atual presidente Edílson Seikó, no seminário, esclareceu que os débitos são de 2003 referente a INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) e estão sendo pagos em parcelas pela atual presidência. “A nova gestão vai ter que dar continuidade ao pagamento das dividas”, disse.

Cerca de 840 vereadores, de 50 câmaras municipais estavam aptos à votar. A diferença entre os dois candidatos foi de cerca de 200 votos.

(Com informações da Assessoria)



Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O JL NEWS não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Copyright 2014 © O Liberdade - Todos os direitos reservados. By Bimboo Software

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Reportar Erro