O Liberdade

Previsão do Tempo

Campo Grande
+29°C
Grupo Liberdade
Quinta-feira, 16 de agosto de 2018
 
15/05/2018 16h55 - Atualizado em 15/05/2018 16h55

Veja como o tênis errado pode prejudicar o desenvolvimento das crianças

Da redação
 
 
Calçado precisa ser flexível e resistente para não machucar os pés e evitar acidentes Calçado precisa ser flexível e resistente para não machucar os pés e evitar acidentes

Escolher um calçado certo pode não ser uma tarefa tão fácil, ainda mais pela quantidade de modelos existentes no mercado. A atenção com esse acessório deve ser constante desde o nascimento da criança, para que os pés se desenvolvam de forma correta e saudável. Independentemente da idade, a regra principal é que o tênis seja resistente, confortável e maleável.

Até o primeiro ano de idade, os pés da criança ainda não estão completamente formados. Por este motivo, há uma predominância de cartilagem em detrimento da quantidade de ossos. Portanto, nessa fase, opte por um tênis infantil altamente flexível, para que eles não apertem os pés. Quando a criança começar a andar, a sugestão é adquirir calçados com tecidos maleáveis. Materiais mais rígidos devem ser utilizados apenas em ocasiões pontuais.

De acordo com o médico americano Mark Cucuzella, sapatos inflexíveis são potencialmente prejudiciais - eles restringem o movimento natural e o desenvolvimento do pé. "Se a cartilagem é deformada por sapatos mal formados ou rígidos, os ossos assumem a forma deformada. Mais de 80% dos problemas nos pés, joanetes e ferimentos são resultado de sapatos deformados e inflexíveis. É fundamental que os calçados infantis tenham espaço suficiente para o crescimento natural até que os ossos amadureçam. Isso não acontece até 18-19 anos para meninas e 20-21 para meninos", defende o médico em artigo.

Tome cuidado com a utilização de salto nas meninas. Se ocorrer, que seja por um período curto de tempo. Em ocasiões em que se torna imprescindível, leve de casa uma opção mais confortável, para que haja a troca logo em seguida do uso.

O saltos podem prejudicar a coluna, tencionar de forma excessiva os dedos dos pés, além de causar dores nas pernas. O solado deve ser resistente sem ser inflexível. O ideal é que tenha solado antiderrapante, pois diminui o risco de acidentes.

Há, no entanto, marcas que já possuem linhas de produtos específicas para isso. A Pampili, que está há mais de 30 anos no mercado, já é uma das marcas que tem essa preocupação, desenvolvendo calçados especialmente para oferecer conforto e segurança para os pés das pequenas.

Qual escolher?

O material que fornece uma certa resistência e flexibilidade é a borracha. Portanto, procure calçados com esse tipo de solado. Uma palmilha interna com amortecimento também é importante para diminuir os impactos com o chão durante as brincadeiras e atividades físicas.

Para escolher o número do sapato, escolha um que fique um pouco maior do que o usado atualmente pela criança. Isso porque os pés se desenvolvem e crescem ao longo do tempo. Mas atenção: o sapato não deve sair dos pés, e sim ter um espaço de mais ou menos 2 cm entre os dedos e o tênis infantil.



Envie seu Comentário

Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Copyright 2014 © O Liberdade - Todos os direitos reservados. By Bimboo Software

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Reportar Erro