O Liberdade

Previsão do Tempo

Campo Grande
+29°C
Grupo Liberdade
Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
 
05/12/2018 19h32 - Atualizado em 05/12/2018 19h32

Karol Barbosa: um case de sucesso e superação

Andre Farinha
 
 
Empresária e coach Karol Oliveira Empresária e coach Karol Oliveira

Da superação ao sucesso, de uma infância humilde na cidade de Fortaleza (CE) ao reconhecimento empresarial radicado em Campo Grande. A empresária e coach Karol Barbosa de Oliveira é uma dessas personagens que trazem uma bagagem enorme de ensinamentos e experiências que a vida já lhe proporcionou mesmo em tão pouco tempo. Quem a vê hoje, à frente de um dos mais importantes escritórios de contabilidade da cidade, o ‘Novos Tempos Contábil’, não imagina o tamanho das dificuldades que precisou enfrentar para chegar a tal ponto.

Vinda de uma infância humilde e complicada, conforme a mesma descreveu para nossa equipe de reportagem, cresceu em um casebre modesto, com pouca comida ou com o que conseguia (de alimento) na rua. "Minha mãe saia para trabalhar cedo e eu ficava sozinha o resto do dia. A casa era muito velha, nós dormíamos em redes e a comida, basicamente, se limitava ao feijão, farinha e torresmo. Apesar de toda essa dificuldade, sempre estudei, sabia da importância que isso teria para o meu futuro.", contou a empresária.

O primeiro emprego foi ainda na adolescência, aos 14 anos, como operadora de telemarketing através de um estágio para menor aprendiz via CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Aos 17, passou a ser recepcionista de uma empresa, foi nesta mesma época em que começou a cursar a faculdade de Direito. "Meu sonho era ser advogada e juíza para defender e poder ajudar as pessoas.", continuou o relato.

Entretanto, a vida tinha outros planos para Karol e eles estavam bem longe de sua cidade natal. Primeiro, ela se casou com o dono da empresa onde trabalhava de recepcionista, Jorge Cícero de Oliveira. Depois da união, enfrentaram uma grave crise financeira que resultou na falência de Jorge e, consequentemente, lhe rendeu depressão. "Quando nós se conhecemos, Jorge já era bem de situação, e a crise o abalou muito. Ele não estava acostumado com certas situações, como a falta de dinheiro para ter regalias, eu já tinha essa vivência. Nós, então, acabamos mudando para Campo Grande.".

A vida na cidade nova

Karol relata que demorou muito para se acostumar com o clima sul-mato-grossense, muito mais frio do que no Nordeste do país. Aos poucos, foi retomando a vida, voltando a estudar e a cursar Direito, até desistir, já no último ano. "Parei com a faculdade e, sem muitas opções, fui trabalhar com o meu marido como recepcionista no escritório de contabilidade que ele havia aberto. Só que eu não sabia nada sobre contabilidade e, por isso, Jorge sempre me chamava de burra.", contou ela, rindo da lembrança.

Essa situação, bem humilhante, a fez estudar e se aprofundar na área de contabilidade. "Um contador profissional, chamado Sérgio, me deu uma aula durante dois meses. Eu anotava tudo o que ele falava e fiz uma apostila para que pudesse estudar. Depois investi nos cursos técnicos e, com o tempo e os conhecimentos adquiridos, entrei na área do Departamento Pessoal.".

Apesar de todo o esforço, Karol não se via como contadora, ela ainda tinha o sonho de ser advogada. Até que seu marido lhe fez um desafio. "Ele sempre gostou de me desafiar. E propôs que, caso eu concluísse a faculdade de Ciências Contábeis, ele me daria o seu escritório de contabilidade. Aceitei [o desafio], estudei durante quatro anos e, na entrega do diploma, dediquei a ele.", disse, orgulhosa da conquista.

O resultado de um desafio vencido.

Jorge ensinou tudo o que sabia para que Karol pudesse assumir o escritório em seu lugar. Já ele passou a trabalhar em outros projetos até montar um supermercado, chamado ‘Tododia’, e que hoje conta com duas lojas em Campo Grande. Segundo ela, no começo houve certa desconfiança por parte dos clientes que já eram do escritório, mas com dedicação e empenho isso foi transformado e novos clientes apareceram através das indicações exatamente daqueles que não tinham muita fé no seu trabalho.

"Tenho uma relação maravilhosa com todos os meus clientes. A minha prioridade é a competência e honestidade, são valores importantes na hora de vender algo. Prezo pela qualidade, entrega rápida, conhecimento e a amizade, deixo muito aberto para que cheguem até mim e deem um feedback sobre a minha empresa. Eles estão na minha empresa e eu estou na empresa deles.", comentou a empresária, hoje já reconhecida no meio profissional.

Além de contadora e empresária, Karol Oliveira também é coach. A atividade veio como uma paixão, amor à primeira vista, e que desempenha de forma muito satisfatória. "Na pós-graduação eu conheci o coaching, e me apaixonei por isso, porque sempre gostei de trabalhar com pessoas. Fiz as formações e especializei para trabalhar com grandes equipes, de executivos a empresários, e ensino-os a lidarem com o ser humano, que é o valor principal de qualquer empresa.".

Karol sempre precisou superar todas as dificuldades que encontrou para poder chegar até onde está. "Superei muitos preconceitos ao longo da vida, por ser pobre, por ser negra, nordestina e por ser mulher também. Tive que superar a fome e a falta de uma família. As pessoas sempre me olhavam de forma preconceituosa, passei por isso muitas vezes no shopping, principalmente com o mal atendimento por parte dos vendedores das lojas. Hoje, a minha empresa é um troféu perante a essas superações. Amo estar com os meus colaboradores. Posso dizer que a Novos Tempos Contábil é fruto de tudo isso que eu passei.", finalizou.



Envie seu Comentário

Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Copyright 2014 © O Liberdade - Todos os direitos reservados. By Bimboo Software

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Reportar Erro