O Liberdade

Previsão do Tempo

Campo Grande
+29°C
Grupo Liberdade
Terça-feira, 23 de maio de 2017
 
27/03/2012 14h22 - Atualizado em 27/03/2012 14h22

Entrevista: professora explica porque aprender o Esperanto é necessário

Ademar Cardoso
 
Professora Maria Garcia, difundo e ensina o Esperanto em Campo Grande e Mato Grosso do Sul Professora Maria Garcia, difundo e ensina o Esperanto em Campo Grande e Mato Grosso do Sul

A professora Maria Garcia foi apresentada ao Grupo Multimídia Liberdade MS pelo Presidente da Sociedade Esperanto Mato Grosso do Sul, Diomedes Sandim de Ávila. Na entrevista especial, ela fala sobre o Esperanto desde sua origem até os tempos atuais.

Há um movimento social para difusão e ensinamento do Esperanto em Campo Grande e nas cidades do interior de Mato Grosso do Sul. O segmento da sociedade civil organizada responsável pela propagação do Esperanto está coeso e cresce a cada dia, tanto em quantidade quanto em qualidade.

O Esperanto é apresentado por muitos como a língua mais falada no planeta, mas a professora esclarece isto e procura desmistificar a confusão que se faz quando citam o Esperanto como língua diretamente Ligada ao Espiritismo.



No primeiro bloco, a professora Maria Garcia esclarece como nasceu o idioma Esperanto e a sua abrangência hoje no mundo inteiro. O Esperanto não é língua oficial de nenhum país, mas sempre uma língua auxiliar. Fala sobre os livros de escritores famosos em Esperanto e mostra exemplar de um dos autores.

Veja o Vídeo!

No segundo bloco, a professora Maria Garcia fala sobre o surgimento do Esperando no Brasil. Opina sobre os motivos que levaram a pratica do Esperanto, inicialmente, no interior de São Paulo. Anunciou os projetos de lei que permitem que o Esperanto seja disciplina Optativa nas escolas e enumerou instituições que ensinam Esperanto. De surpresa, ela foi solicitada e falou uma mensagem em Esperanto.

Veja o Vídeo!

No terceiro bloco, a esperantista Maria Garcia fala sobre o Esperanto em Campo Grande e no interior de Mato Grosso do Sul. Mencionou os municípios interessados em abrir cursos de Esperanto. Na Capital citou cursos já ministrados na maçonaria e diversos outros lugares. . Elogia o trabalho da Sociedade de Esperanto Mato Grosso do Sul, presidida pelo esperantista Diomedes Sandim de Ávila.

Veja o Vídeo!

(10) Comentários

Envie seu Comentário!

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O JL NEWS não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Gostei da entrevista da Sra. Maria Garcia. A professora nos forneceu preciosas informações sobre esse maravilhoso movimento divulgador da língua internacional ESPERANTO. Assim como não podemos hoje imaginar viver sem energia elétrica, certamente que o homem no futuro perguntará:, Como a humanidade pode viver tanto tempo sem o ESPERANTO?

 
Carlos Maria em 29 de julho de 2013 às 20:57

Excelente a entrevista da Profa. Maria Garcia, que respondeu inteligente e claramente as perguntas muito bem elaboradas pelo entrevistador. Parabéns a ambos!
Bem elaboradas perguntas por um lúcido entrevistador, o que possibilitou essa verdadeira aula sobre comunicação mundial.

 
José Passini em 28 de julho de 2013 às 11:43

Parabéns à professora Maria Garcia e ao Grupo Multimídia Liberdade MS pela iniciativa de divulgar o idioma Esperanto. A professora Maria Garcia é uma pessoa culta que já participou de diversos congressos internacionais de Esperanto, em vários paises. Portanto, ela é realmlente uma pessoa altamente credenciada a falar sobre a lingua auxiliar internacional: o Esperanto.Parabéns ao grupo Liberdade MS

 
Sady Metzdorff em 30 de junho de 2012 às 16:45

Já fiz o curso ministrado pela mesma. Foi importante para o meu currículo em um hospital federal das Ilhas Malvinas, para um bom desenpenho no diálogo com os outros médicos do hospital, já que para muitos o esperanto é muito falado no mundo; E para mim é o indioma da fraternidade.
Dr. Sebastian Hemílio Salles de Almeida

 
Dr.Sebastian Hemílio Salles de Almeida em 31 de maio de 2012 às 10:22

Parabéns prof. Maria Garcia e Grupo Multimídia Liberdade MS pelo belíssimo trabalho de divulgação da Língua Internacional Esperanto. O desconhecimento da dimensão nacional e internacional do Esperanto e sua História, com certeza, são os maiores inimigos do Esperanto. A difusão do Esperanto é o melhor caminho para a expansão desta língua ponte entre os povos do mundo. Mais uma vez, parabéns!

 
ciro Gomes de Freitas em 02 de abril de 2012 às 20:12

Parabéns pela excelente entrevista com a brilhante professora Maria Garcia. É pela atitude, convicção e atividade intensa de heróis e heroínas como ela que o Esperanto vai ganhando o mundo e se consolidando como língua verdadeiramente internacional e apta a preencher essa grande lacuna até então existente no campo das relações internacionais.

http:sersank.blogspot.com

 
Sergio Cunha em 01 de abril de 2012 às 20:41

Minha querida amiga Maria Gracia; que saudade. Não sei se você ainda lembra de mim, estivemos juntos em alguns congressos da antiga ABRAJEE. Coninuo editando mensalmente a Gazeta Espírita O SOL NASCENTE.
Saúde, Paz e Bom Ânimo!
São os votos do irmão e servidor.
Wilson Longobucco.

 
Wilson Longobucco em 29 de março de 2012 às 11:08

Todos os problemas linguísticos que dificultam a comunicação nos congressos internacionais e nas relações diplomáticas entre países estariam resolvidos com a adoção do Esperanto. Língua extremamente fácil, sem excessões às regras gramaticais, estas tão simples que cabem em um cartão postal. Admiramos muito o ideal do Esperanto: o entendimento, a fraternidade, entre todos os povos da Terra.

 
zita flora de almeida em 28 de março de 2012 às 20:40

Primeiramente desejo parabenizar esse renomado veículo de comunicação de massa "O Liberdade" por abrir espaço ao Esperanto. Pois agindo assim está prestando um relevante serviço ao públicoem geral, pois está levando informações corretas sobre o Esperanto. A mídia nacional quando fala sobre o Esperanto tem geralmente passado informações distorcidas da realidade a respeito ao Esperanto. Gratulojn!

 
Jorge Luiz Candido do Amaral em 28 de março de 2012 às 17:51

Parabéns à professora Maria Garcia e ao Grupo Multimídia Liberdade MS pela divulgação do idioma auxiliar neutro Esperanto (a língua internacional).

http://www.paulocesarpires.com/

 
Paulo Cesar Pires em 27 de março de 2012 às 21:47

Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Copyright 2014 © O Liberdade - Todos os direitos reservados. By Bimboo Software

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Reportar Erro