O Liberdade

Previsão do Tempo

Campo Grande
+29°C
Grupo Liberdade
Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
 
27/11/2018 11h33 - Atualizado em 27/11/2018 11h33

Comandante da 9ª Região Militar visita OAB e participa de reunião da Comissão de Segurança

Assessoria
 

O Comandante da 9ª Região Militar, Coronel Flavio Lajoia fez visita de cortesia ao Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche na manhã desta terça-feira (27) e participou de reunião da Comissão de Segurança Pública.

Coronel Lajoia e o Chefe da Assessoria Jurídica do Comando da 9ª Região Militar, Tenente-Coronel Vasco Araújo Cavalcante deram início as tratativas com a Comissão de Segurança Pública sobre o Simpósio de Direito Militar, que deve acontece no 1° semestre de 2019.

"O Simpósio de Direito Militar é uma iniciativa que já acontece em outros estados, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. devido ao crescente emprego de tropas em operações para garantia da lei da ordem. Nesse evento pretendemos discutir sobre nossas ações e as competências da tropa, com intenção de deixar cada vez mais nossas ações transparentes a população", disse Coronel Lajoia

E complementou: "O objetivo desse simpósio que vem atender os anseios da OAB e das universidades, uma vez que os advogados que estão sendo formados têm que conhecer esse tema também e em termos de empregabilidade, saber que esse é um nicho para os formandos trabalharem futuramente. A OAB tem uma voz muito forte. E essa atuação conjunta, de duas entidades reconhecidas é muito importante para todos nós".

Sobre a parceria OAB/MS e Exército, o Tenente-Coronel Vasco também explanou. "Essa participação do Exército em conjunto com OAB/MS é importante não apenas aqui em Mato Grosso do Sul, mas no Brasil todo. O tema segurança pública permeia e pode trazer consequências em todos os ramos da sociedade. O que acontece aqui, muitas vezes tem consequências em outros estados, como no Rio de Janeiro, como a entrada de armas e drogas. Por isso, a importância em discutir a segurança pública entre as entidades".

Coronel Lajoia e Tenente-Coronel Vasco juntamente com Victor Melo da Silva da Assessoria Jurídica, também da 9ª RM e o Coronel Leonardo Macedo, Assessor do Comando Militar do Oeste (CMO) participaram de reunião da Comissão de Segurança Pública com a Presidente Claudia Paniago, a Vice-Presidente Isabela Saldanha, o membro da Comissão de Direito Militar Marco Antônio e o Advogado e futuro membro da Comissão, Paulo Alberto Doreto. Também estiveram presentes Gislaine Esther Moreira da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande e Everton Bellinati da Uniderp.

"Nossa reunião de hoje serviu para organizar os preparativos, verificar data e programação, para o Simpósio de Direito Militar, que acontecerá no 1° semestre do ano. Nosso objetivo é reunir instituições militares e de Ensino Superior para debater esse assunto, o Direito Militar. É um novo nicho de trabalho aos advogados, uma área que está crescendo no mundo jurídico e se tornando um novo campo de trabalho para a advocacia", explicou a Presidente da Comissão, Claudia Paniago.

A Vice-Presidente da Comissão Isabela Saldanha acredita que a união entre as entidades levando o debate para a universidade é de extrema valia aos acadêmicos que podem "ver no campo do direito militar uma oportunidade de trabalho em uma área especializada". Mesma opinião do membro da Comissão de Direito Militar, Marco Antônio, que acredita na ascensão da área nos próximos anos.

Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Copyright 2014 © O Liberdade - Todos os direitos reservados. By Bimboo Software

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Reportar Erro