O Liberdade

Previsão do Tempo

Campo Grande
+29°C
Grupo Liberdade
Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
 
11/10/2017 11h11 - Atualizado em 11/10/2017 11h11

Copa do Mundo tem 23 seleções classificadas; veja quais são

Andre Farinha
 
 
Artilheiro do time nas Eliminatórias, Gabriel Jesus celebra seu primeiro gol contra o Chile (Ivan Pacheco/VEJA.com)
Artilheiro do time nas Eliminatórias, Gabriel Jesus celebra seu primeiro gol contra o Chile (Ivan Pacheco/VEJA.com)

A Copa do Mundo de 2018 já conta com 23 seleções classificadas, inclusive, já tem definido todos os oito ‘cabeças-de-chave’, como são chamados os times que liderarão os grupos da competição. Nesta terça-feira (10) se encerraram os principais torneios eliminatórios para o Mundial e foram definidos os países que disputarão as vagas remanescentes através da repescagem, que será disputada em Novembro.

Estão classificadas para a Copa: Costa Rica, México e Panamá, da América do Norte e Central; Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai, da América do Sul; Japão, Coréia do Sul, Arábia Saudita e Irá, da Ásia; Egito e Nigéria, pela África; e Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Islândia, Polônia, Portugal, Servia e a Rússia, anfitriã, pela Europa.

Destes, serão cabeças-de-chave: a Rússia, que pela tradição do torneio deverá ficar no Grupo A e fazer a partida de abertura da Copa, a Alemanha, o Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e a França. A FIFA marcou para o dia 1º de Dezembro o sorteio dos grupos do Mundial, ou seja, antes do fim ano saberemos quais serão os confrontos e os adversários da seleção brasileira.

Repescagem

Das nove vagas restantes, seis sairão das repescagens. Já estão definidos alguns confrontos, como a Austrália, da Ásia, contra a Honduras, da América do Norte e Central, e o Peru, da América do Sul, que decidirá a vaga contra a Nova Zelândia, da Oceania.

Na Europa, Suíça, Grécia, Suécia, Itália, Dinamarca, Croácia, Irlanda e Irlanda do Norte conhecerão os duelos de mata-mata na próxima terça-feira (17). As oito seleções serão divididas em dois potes, com quatro cada, levando em consideração o ranking da Fifa. Os confrontos acontecem em jogos de ida e volta, entre os dias 9 e 14 de novembro.

Emoções africanas

O continente africano é o único que ainda não encerrou a sua eliminatória. Por lá, até agora, apenas dois países estão matematicamente garantidos no Mundial. A Nigéria e o Egito. A última e decisiva rodada da competição acontece nos dias 05 e 11 de Novembro, quando serão conhecidos outros três países que participarão da Copa.

A Tunísia precisa de um empate para carimbar o passaporte. O time lidera o Grupo A, com 13 pontos, três a mais que a República do Congo. Na última rodada, a Tunísia enfrenta o Guiné e o Congo a Líbia. Para se classificar, o Congo precisa vencer, tirar a diferença de dois gols de saldo e, claro, torcer para que a Tunísia perca, já que o empate garante o time no mundial.

O Grupo C também ainda tem a vaga em aberto, a disputa está entre Marrocos e a Costa do Marfim que, coincidentemente, se enfrentarão nessa última rodada. Com diferença de apenas um ponto, quem vencer a disputa vai para a Copa do Mundo.

O Grupo D é o mais equilibrado da competição. O Senegal lidera com oito pontos e, empatados com seis pontos, estão Burkina Faso e Cabo Verde, e ainda tem a África do Sul, com quatro pontos. No entanto, Senegal e África do Sul têm um jogo a menos, ou seja, todos ainda têm chance de classificação. O duelo entre as duas seleções foi remarcado após a FIFA suspender o resultado do jogo e condenar o árbitro da partida, Joseph Lamptey, por manipulação de resultados.

No jogo disputado no dia 12 de Novembro do ano passado, o juiz marcou pênalti em favor da África do Sul, que venceu o jogo por 2 a 1. Joseph anotou toque de mão da defesa senegalesa, quando as câmeras de TV mostraram claramente que a bola passou longe e atingiu a perna do jogador. O novo confronto deve acontecer em Novembro, ainda sem data definida, mas tudo indica que será após a última rodada da chave.

Com isso, caso Senegal vença no dia 05/11 a própria seleção da África do Sul – o jogo seria a partida da volta entre as duas seleções – os senegaleses já estão, automaticamente, classificados para a Copa. Caso percam, o time sul-africano vai a sete pontos e levará a decisão para o jogo restante entre as duas equipes.



Envie seu Comentário

Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Copyright 2014 © O Liberdade - Todos os direitos reservados. By Bimboo Software

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Reportar Erro