O Liberdade

Previsão do Tempo

Campo Grande
+29°C
Grupo Liberdade
Domingo, 20 de janeiro de 2019
 
12/06/2012 10h58 - Atualizado em 12/06/2012 10h58

Para o dia dos Namorados Risoto de beterraba

Kamila Escobar
 

Para o caldo

Ingredientes 4 beterrabas 1 cebola roxa 1 cenoura 1 talo de salsão 1 folha de louro 2 cravos-da-índia pimenta-do-reino a gosto 1 l de água

Modo de Preparo

  1. Lave bem os legumes. Descasque as beterrabas, a cebola e a cenoura. Corte o salsão ao meio, a cenoura em 3 pedaços e a cebola em 4 partes. Em uma das partes, junte a folha de louro, espetando com os cravos (para que a folha fique presa à cebola).

  2. Numa tábua, corte a beterraba em cubos de aproximadamente 1 cm: comece cortando em fatias de 1 cm, depois em tiras e as tiras, em cubos.

  3. Numa panela, junte os legumes, a água e tempere com um pouco de pimenta-do-reino. Leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.

  4. Passe o caldo pela peneira, volte à panela e reserve 2 colheres (sopa) da beterraba em cubinhos. O restante pode ser usado em outra preparação. Descarte a cebola, a cenoura e o salsão.

Para o risoto

Ingredientes 1 xícara (chá) de arroz para risoto 2 colheres (sopa) de azeite 1/2 cebola roxa 1/4 xícara (chá) de vinho tinto 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 100 g de queijo feta 10 folhas de hortelã 1 pitada generosa de açúcar sal e pimenta-do-reino a gosto



Modo de Preparo 1. Enquanto o caldo está no fogo, comece a preparar o risoto. Lave e seque bem as ervas e reserve numa tigelinha - elas serão usadas para temperar e decorar o risoto já pronto. Corte o queijo feta em cubos de cerca de 1 cm. Reserve também. 2. Descasque a cebola e pique bem fino. 3. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com sal e uma pitada generosa de açúcar. Abaixe o fogo e vá mexendo com uma colher, até a cebola ficar transparente. 4. Aumente o fogo novamente, junte o arroz e mexa bem por 1 minuto. Tempere bem com sal e pimenta-do-reino. (Lembre-se de que o caldo não leva sal.) 5. Coloque o vinho e mexa vigorosamente até evaporar. 6. Adicione uma concha do caldo de beterraba e mexa bem até secar. Repita o processo até o risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no meio, al dente. Se ainda não estiver no ponto, adicione mais caldo. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente, o risoto deve ficar úmido. 7. Adicione o parmesão e misture bem. Junte a manteiga e mexa até derreter. Verifique o sabor e, se precisar, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. 8. Divida o risoto nos pratos que irá servir. No centro de cada um coloque uma colherada da beterraba em cubos reservada do caldo, a metade do queijo feta, as ervas que estiver usando e regue tudo com o azeite restante. Se quiser, tempere a saladinha do centro com mais sal e pimenta-do-reino. Sirva imediatamente.

Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O JL NEWS não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Copyright 2014 © O Liberdade - Todos os direitos reservados. By Bimboo Software

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Reportar Erro