O Liberdade

Previsão do Tempo

Campo Grande
+29°C
Grupo Liberdade
Quinta-feira, 19 de julho de 2018
 
11/07/2018 15h59 - Atualizado em 11/07/2018 15h59

Consultor Gastronômico: Qual a função e importância desse profissional?

André Chownk
 

Caros leitores, meu nome é André Chownk, sou gastrônomo e empreendedor e por muito tempo também me questionei o porquê contratar um consultor para avaliar meu negócio.

Permita-me contar um pouco da minha história. Já possui rotisseria, buffet, bistrô e uma cozinha de refeições coletivas, e apesar das rotinas serem bem diferentes em todas as operações os desafios eram sempre os mesmos: custos, mão de obra, infraestrutura correta para cada operação. Foi então que compreendi a missão de um consultor gastronômico.

Hoje sou consultor gastronômico, chef corporativo da Rational, proprietário da Papai na Cozinha e estou desembarcando em Campo Grande como chef executivo da Leve & Saudável, onde estamos montando uma operação de Cook Freeze e Cook Chill utilizando o SelfCookingCenter da Rational e ultracongelador.

Minha experiência mostra que precisamos construir um tripé sólido nos empreendimentos gastronômicos: Gestão, Cardápio e Equipamentos. Somente um ótimo cardápio não é suficiente para segurar uma operação rentável. E sempre vão existir pontos a serem melhorados, que estão disfarçados no dia-a-dia.

Portanto, recomendo uma ficha técnica de custo muito bem descrita e alinhada com compras e gestão de estoque. Processos de produção, armazenamento e distribuição claros e definidos, com rotinas e executores, e entender quais sãos os equipamentos utilizados para cada preparação, pois assim podemos reduzir muito os custos diários utilizando os equipamentos certos da cozinha.

Por se tratar de uma função relativamente nova no mercado de trabalho, muitos empresários novos na área podem se questionar da necessidade de contratação de um Consultor Gastronômico para planejar a estruturação de uma nova empresa da área da alimentação, mas posso garantir por experiência própria – mais vale o investimento em um Consultor Gastronômico no início das operações do que meses, ou até mesmo anos, desperdiçando dinheiro com equipamentos desnecessários, perda de insumos por armazenamento inadequado e contratação de mão-de-obra despreparada.

Esses podem ser o ingrediente para que seu empreendimento gastronômico azede de maneira irrecuperável. Portanto, pense de maneira estratégica e consulte como um Consultor Gastronômico pode te ajudar caso você esteja considerando dar seus primeiros passos no delicioso mundo da gastronomia!



Envie seu Comentário

Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Copyright 2014 © O Liberdade - Todos os direitos reservados. By Bimboo Software

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Reportar Erro