O Liberdade

Previsão do Tempo

Campo Grande
+29°C
Grupo Liberdade
Domingo, 09 de dezembro de 2018
 
06/11/2012 16h25 - Atualizado em 06/11/2012 16h25

Estudantes apresentam ideias sustentáveis na Feira de Ciências da Escola ADA

Notícias.MS
 
 

A Escola Estadual Adventor Divino de Almeida, a tradicional ADA, em Campo Grande, realiza no próximo sábado (10) a 14ª Feira de Ciências, a FeirADA. Nesta edição, a mostra que está sendo preparada pelos alunos sob orientação dos professores tem como tema “Sustentabilidade”.

“Nos outros anos trabalhamos com temas livres e diversos, mas neste ano escolhemos sustentabilidade porque é também um tema que já estamos trabalhando no Projeto Jovem de Futuro”, explica o diretor-adjunto da escola, Jorge Roberto Loiola, se referindo ao projeto do Instituto Unibanco do qual o colégio participa.

O colégio ADA tem aproximadamente 900 alunos, e toda a escola é envolvida na Feira de Ciências. Além dos estudantes do Ensino Médio, que estão preparando experimentos para apresentar, todas as turmas (do 6º ano do Fundamental ao EJA/Ensino Médio) participam, aproveitando que a escola já realiza um outro projeto voltado para o meio ambiente, o ReciclADA. Nessa iniciativa, todos são estimulados a fazer a coleta seletiva do lixo.

Há mais de um mês os estudantes do Ensino Médio estão preparando os projetos da Feira. A expectativa, conforme o professor Loiola, é de que os jovens cientistas vão surpreender. “Pelo que já estivemos conversando com os professores que estão atuando na orientação, vem coisas boas”, anima-se o diretor.

Entusiasmados com a proposta, o grupo da estudante Tainá de Oliveira Mendes mergulhou na ideia e pretende mostrar uma contribuição e tanto para a sustentabilidade do Planeta. Os oito integrantes estão finalizando a construção de um aquecedor solar de água feito com material reciclável. “A ideia veio quando eu assisti a uma reportagem sobre o programa Luz para Todos. Antes de ter acesso à energia elétrica, um morador da zona rural inventou um sistema caseiro, que utilizava uma bicicleta e, pedalando, conseguia gerar energia”, conta Tainá, 15 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio.



Depois de pesquisar, ela e os amigos Nuno Leon, 15 anos, Lays Sanches, 15, Laísa Bruna, 16, João Pedro, 14, Thiely Gomes, 16, Juliana Kazama, 15, e Gustavo Cavalcanti, também de 15 anos, decidiram construir eles mesmos um equipamento capaz de aquecer um tambor de 150 litros de água. Além de expor o instrumento finalizado, os alunos mostrarão na feira os materiais que utilizaram para a fabricação: canos de PVC, garrafas PET incolor, caixinhas de leite longa vida, tinta preta.

A comunidade poderá conhecer esse e outros projetos no sábado, das 13 h às 17 horas, quando a FeirADA será aberta à visitação. A Escola está localizada na Avenida Júlio de Castilho, na Vila Alba.

(1) Comentário

Envie seu Comentário!

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O JL NEWS não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Excelente projeto.Parabéns!

 
Márcio em 17 de março de 2013 às 15:22

Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Copyright 2014 © O Liberdade - Todos os direitos reservados. By Bimboo Software

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Reportar Erro