O Liberdade

Previsão do Tempo

Campo Grande
+29°C
Grupo Liberdade
Terça-feira, 21 de maio de 2019
 
18/03/2019 10h22 - Atualizado em 18/03/2019 10h22

Senai disponibiliza questionário para empresas que desejam se inserir na Indústria 4.0

Assessoria
 

Com o objetivo de preparar as empresas para os desafios e oportunidades atrelados à 4ª Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, o Senai disponibiliza no seu portal senai40.com.br a "Avaliação de Maturidade". Trata-se de um questionário desenvolvido m parceria com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o Instituto Fraunhofer com a finalidade de identificar a realidade e as necessidades de cada organização para facilitar a construção de um plano de ação rumo à transformação digital.

Segundo o engenheiro do Senai Empresa, Alonso Simões, que também é consultor do Programa, o modelo de maturidade industrial proposto pela Instituição se baseia no modelo desenvolvido pela Academia Alemã de Ciência e Engenharia, a Acatech, e é pautado em três dimensões: estratégia e organização; manufatura e cadeia de suprimentos; e modelo de negócio, produtos e serviços.

"São diversos aspectos levados em consideração, como status de implementação de estratégias de avanço tecnológico, indicadores de implantação dessa estratégia, nível de envolvimento das lideranças da empresa, se a empresa utiliza técnicas para aumento de produtividade e redução de desperdícios como as ferramentas do Lean Manufacturing, qual o nível dos equipamentos e sistemas produtivos e outras. A partir daí a empresa poderá se identificar na escala de maturidade quanto ao domínio das tecnologias da 4ª Revolução Industrial", explicou Alonso Simões.

Esse resultado será encaminhado à equipe técnica do Senai, que entrará em contato com a indústria para identificar seus interesses e, então, traçar um plano de trabalho para inserção de novas ferramentas e tecnologias da indústria 4.0 para aumento da produtividade. "A Indústria 4.0 vem transformando a produção industrial com novos processos, produtos e modelos de negócios e é a grande oportunidade para a indústria brasileira ser mais competitiva, por meio de tecnologias digitais que vão ajudar as empresas a aprenderem e serem mais ágeis", ressaltou o consultor do Senai Empresa.

Ele ainda acrescentou que para quem ainda tem dúvidas sobre o assunto, o Senai oferece gratuitamente e na modalidade EAD (Educação a Distância) o curso "Desvendando a Indústria 4.0", que conta com uma carga horária de 20 horas. "É um curso que apresenta a Indústria 4.0, propiciando uma introdução ao tema e a obtenção da base conceitual das tecnologias habilitadoras. Então aconselho quem ainda não está muito familiarizado com esses termos a assistir ao curso", finalizou.

Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Copyright 2014 © O Liberdade - Todos os direitos reservados. By Bimboo Software

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Reportar Erro